O Invencível Homem de Ferro

O Invencível Homem de Ferro (The Invincible Iron Man, EUA, 2007). Direção: Frank Paur e Patrick Archibald. Roteiro: Avi Arad, Craig Kyle, Greg Johnson, Stan Lee, Larry Lieber. Elenco: Marc Worden, Gwendoline Yeo, Fred Tatasciore, Rodney Saulsberry, Elisa Gabrielli, John McCook (apenas vozes). Animação/Aventura/Ação. 83 min. (Cor).

Um ano antes do longa-metragem produzido para o cinema com Robert Downey Jr., no papel de Tony Stark/Homem de Ferro, e que fez sucesso de crítica e público, o Marvel Studios (divisão de filmes da famosa editora dos quadrinhos) lançou em DVD essa animação, onde o personagem ganhou outra versão para sua origem.

Diferente dos gibis (que acontecia no Vietnã) e da produção cinematográfica (que ocorre no Oriente Médio), o surgimento do Homem de Ferro nesta edição acontece na China, quando o bilionário Tony Stark desperta, sem querer, uma profecia que ressuscita o Mandarim, um antigo imperador chinês, cuja dinastia foi a mais violenta daquele país.

Tantas origens diferentes mostradas em diferentes veículos poderiam deixar o público confuso sobre o início da trajetória do herói, porém, basicamente, todas mantém a essência do personagem, que existe para deter um mal que ele próprio criou (no caso, aqui, a ressurreição de uma maldição; no cinema e na HQ, as armas que fabrica são usadas pelos bandidos).

hfdois

A fita é bem realizada, por diretores experientes na área. Frank Paur fez parte do Departamento de Arte de outro longa animado bastante elogiado, “Batman – A Máscara do Fantasma” (1993) e foi diretor em 17 episódios do desenho animado “X-Men – Evolution” (00-03), entre outros. Já Patrick Archibald dirigiu capítulos da série “O Espetacular Homem-Aranha” (1999-01). Entre os roteiristas, está o todo poderoso da Marvel, Avi Arad.

Com uma edição bacana, o destaque do DVD é o documentário “Origem do Homem de Ferro”. Os extras também trazem Sinopse, Ficha Técnica, Trailers do Filme e dos próximos lançamentos, Abertura Alternativa, Coleção de Armaduras, Conceito Artístico e prévia da animação sobre o Dr. Estranho.

Lançamento direto em DVD.

André Azenha
Jornalista por formação, crítico de cinema, produtor cultural, pesquisador, curador, assessor de imprensa. Criou o CineZen em 2009. Colaborou com críticas semanais nos jornais Expresso Popular e quinzenais no jornal A Tribuna. Colabora semanalmente com a Rádio Santos FM. Escreveu entre 2012 e 2017 para o blog Espaço de Cinema no G1 Santos. Criador e coordenador do Santos Film Fest - Festival Internacional de Filmes de Santos, CulturalMente Santista - Fórum Cultural de Santos, Nerd Cine Fest e PalafitaCon. Em 2016 publicou o livro "Histórias: Batman e Superman no Cinema". Já colaborou com sites, revistas e jornais de diversas partes do país. Realizou 102 sessões de um projeto de cinema itinerante. Atualmente participa do projeto Hora da Cultura, pela Secult Santos, levando sessões de filmes e bate-papos às escolas da rede municipal. Mestrando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Escreveu sobre cinema para sites, jornais e revistas de Santos, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Limeira e Maceió. www.facebook.com/andreazenha01

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *