Espelho

Espelho (Geoul sokeuro / Into the Mirror, Coréia do Sul, 2003). Direção e roteiro: Sung-ho Kim. Elenco: Ji-tae Yu, Myeong-mim Kim, Hye-na Kim, Ju-bong Gi, Myeong-su Kim. Terror. 113 min. (Cor).

Eswtréia como diretor e segundo filme como roteirista do coreano Sung-ho Kim (que depois faria o roteiro da refilmagem americana, “Espelhos do Medo”, dirigida por Alexandre Aja e com Kiefer Sutherland no papel principal), “Espelhos”, diferente de outros filmes coreanos (como “O Hospedeiro”), não teve a mesma repercussão no Ocidente. Mas o longa mantém características do cinema daquele país, ao misturar gêneros – a princípio é terror, mas também é policial e foca bastante o drama pessoal do protagonista (Ji-tae Yu, o vilão de “Oldboy”, em ótima atuação), um segurança que havia sido policial e deixou o antigo trabalho após uma tragédia. Porém, estranhas mortes (ligadas a espelhos) na loja onde trabalha o colocam no centro do mistério.

Apesar de repetir o mote de outras produções de terror orientais (e falar mais revelaria o desfecho da trama), “Espelho” é uma obra bem realizada, que assusta, cria tensão, e possui o clima necessário para prender a atenção do espectador até o clímax. Um filme que merece ser descoberta em home vídeo.

André Azenha
Jornalista, crítico de cinema, produtor cultural, assessor de imprensa. Criou o CineZen em 2009. Escreve uma coluna semanal, aos sábados, para o jornal Expresso Popular, colabora semanalmente com a Rádio Santos FM. Escreveu entre 2012 e 2017 para o blog Espaço de Cinema no G1 Santos. Criador e coordenador do Santos Film Fest, CulturalMente Santista - Fórum Cultural de Santos, Nerd Cine Fest. Em 2016 publicou o livro "Histórias: Batman e Superman no Cinema". Já colaborou com sites, revistas e jornais de diversas partes do país. Realizou 102 sessões de um projeto de cinema itinerante, em Santos. Mestrando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *