As Crônicas de Nárnia – Príncipe Caspian

As Crônicas de Nárnia – Príncipe Caspian (The Chronicles of Narnia: Prince Caspian, EUA, 2008). Direção: Andrew Adamson. Roteiro: Christopher Markus, Andrew Adamson e Stephen McFeely, baseado em livros de C.S. Lewis. Elenco:  Georgie Henley, Anna Popplewell, Skandar Keynes, William Moseley, Ben Barnes, Tilda Swinton, Sergio Castellitto. Aventura / Fantasia. 147 min. (Cor).

Em 2005, “As Crônicas de Nárnia – O Leão, A Feiticeira e o Guarda Roupa”, filme inspirado na obra de C. S. Lewis, surgiu cercado de comparações com outra produção adaptada de um livro inglês sobre uma história mágica, “O Senhor dos Anéis”. Mesmo sem a complexidade da fabula de J. J. Tolkien, Nárnia, o filme, manteve (ainda que de forma diluída) o teor católico dos livros, e graças à trama bem conduzida, simples, com efeitos visuais convincentes e animais fofinhos, alcançou sucesso de bilheteria – foram mais de US$ 700 milhões arrecadados pelo mundo contra US$ 180 milhões de orçamento. Uma continuação era mais que esperada.

Lançado em 1951, “Príncipe Caspian” – o segundo dos sete volumes da série – finalmente ganhou sua versão para a sétima arte – é a quinta adaptação da obra literária, segunda para as telonas. Previsto anteriormente para estrear em dezembro de 2007, o longa rodado na República Tcheca acabou sendo adiado, ganhou uma campanha de marketing poderosa da Disney (um público estimado de 522 milhões de pessoas pôde assistir ao trailer, superando os 375 milhões de “Piratas do Caribe – No Fim do Mundo”).

E também surgiu com melhores efeitos visuais, mais cenas de ação, e como diz o ditado que em “time vencedor não se mexe”, mantém os atores Georgie Henley, Anna Popplewell, Skandar Keynes e William Moseley na pele dos irmãos Lúcia, Susana, Edmundo e Pedro Pevensie, seu diretor, produtor e roteirista Andrew Adamson e também aborda temas cristãos na narrativa. Entre eles está a apostasia (o afastamento definitivo e deliberado em relação a algum assunto, como uma fé ou doutrinação anterior) e a fé em um Deus invisível.

Os dois assuntos aparecem alegoricamente: na forma dos telmarinos conquistadores que tentam eliminar os narnianos originais e seus costumes, além de viverem sob o medo do mar (de onde Aslam, na voz de Lian Neeson, aparece); e através das crianças que inicialmente não conseguem ver o poderoso leão em sua primeira aparição, mas conseguem enxergá-lo quando passam a acreditar que Lucia pode vê-lo.

Na trama, os dias de paz chegam ao fim em Nárnia. O príncipe Caspian, herdeiro legitimo do trono, sonha com os antigos donos de sua terra. Mas seus tios não concordam com as idéias, e planejam seu assassinato para chegar ao poder. Sem saída, ele decide convocar os quatro irmãos para ajudá-lo em sua difícil tarefa de trazer de volta o glorioso passado à terra encantada.

Recebido com festa por seis mil fãs na Comic-Com, “Príncipe Caspian”, manteve o sucesso da franquia, é uma aventura divertida, ainda que o roteiro seja inferior à trama anterior. Já a adaptação cinematográfica do terceiro dos sete livros de C. S. Lewis, “Voyage Of the Dawn Treader”, está confirmada e prevista para ser lançada em 2010, e mostra Edmundo e Lúcia ajudando a encontrar os sete lordes banidos de Nárnia.

Estreia nos cinemas brasileiros: 03/05/2008.

André Azenha
Jornalista, crítico de cinema, produtor cultural, assessor de imprensa. Criou o CineZen em 2009. Escreve uma coluna semanal, aos sábados, para o jornal Expresso Popular, colabora semanalmente com a Rádio Santos FM. Escreveu entre 2012 e 2017 para o blog Espaço de Cinema no G1 Santos. Criador e coordenador do Santos Film Fest, CulturalMente Santista - Fórum Cultural de Santos, Nerd Cine Fest. Em 2016 publicou o livro "Histórias: Batman e Superman no Cinema". Já colaborou com sites, revistas e jornais de diversas partes do país. Realizou 102 sessões de um projeto de cinema itinerante, em Santos. Mestrando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi.

2 thoughts on “As Crônicas de Nárnia – Príncipe Caspian

  1. adorei quero mais emagens de voces no filmo que voces estao fazendo e mais musica legais e willam voce devia ter um amor nesse filmo que voces estao fazendo

  2. Bom, vocês nunca vieram no Brasil e que vocês nunca vieram fazer uma visita a gente Basileiro e quero que vocês saibam que eu Brasileira amo vocês e beijos para todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *