Casamento em Dose Dupla

Casamento em Dose Dupla (Smother, EUA, 2007). Direção: Vince Di Meglio. Roteiro: Tim Rasmussen e Vince Di Meglio. Elenco: Dax Shepard, Diane Keaton, Liv Tyler, Ken Howard, Mike White. Comédia. 92 min. (Cor).

Dirigido e escrito por Vince Di Meglio (em parceria com Tim Rasmussen), que foi especialista em efeitos visuais, montador e escreveu também “Licença para Casar”, esta comédia insípida pode até agradar num dia daqueles em que estamos de bom humor para tudo, afinal, quem já não saiu do sério alguma vez na vida com a intromissão da mãe ou da sogra?

Mas se “Casamento em Dose Dupla” for analisado com frieza, chega-se à conclusão que é um dos piores papéis da bela e longa carreira de Diane Keaton, co-produtora do longa.  Ela faz uma caricatura da figura da mãe super controladora, que acaba mais irritando do que propriamente servindo de contra ponto divertido ao filho interpretado pelo sem sal Dax Shepard.

Despedido, ele passa a trabalhar num local que detesta, e além de viver fugindo da insistência da esposa (Liv Tyler) em engravidar, hospeda o primo dela (Mike White) em casa, e ainda  precisa aturar a presença da mãe dentro da residência.

O filme até tenta criar algumas piadas pseudo espertas como na fala do protagonista:  “Os outros filhos temem pela morte da mãe. Eu temo pela eternidade da minha”. Ou então quando o personagem de Mike (que interpretou o colega de moradia de Jack Black em “Escola de Rock”), diz estar trabalhando em um roteiro – ele foi roteirista de verdade no filme de 2003. Mas tudo soa sem graça. Ao menos  Liv está no auge da beleza e simpática no papel.

No geral as piadas são frouxas. Um filme que não precisava ter visto a luz do sol.

André Azenha
Jornalista, crítico de cinema, produtor cultural, assessor de imprensa. Criou o CineZen em 2009. Escreve uma coluna semanal, aos sábados, para o jornal Expresso Popular, colabora semanalmente com a Rádio Santos FM. Escreveu entre 2012 e 2017 para o blog Espaço de Cinema no G1 Santos. Criador e coordenador do Santos Film Fest, CulturalMente Santista - Fórum Cultural de Santos, Nerd Cine Fest. Em 2016 publicou o livro "Histórias: Batman e Superman no Cinema". Já colaborou com sites, revistas e jornais de diversas partes do país. Realizou 102 sessões de um projeto de cinema itinerante, em Santos. Mestrando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *