O Ilusionista

O Ilusionista (The Illusionist, EUA / República Tcheca, 2006). Direção: Neil Burger. Roteiro: Neil Burger, baseado em estória de Steven Millhauser. Elenco: Edward Norton, Paul Giamatti, Rufus Sewell, Jessica Biel. Drama. 110 min. (Cor).

“O Ilusionista” estreou depois de “O Grande Truque” no Brasil, mas nos EUA foi o contrário. E a crítica especializada na época do lançamento de ambos os filmes insistiu na comparação entre os dois. Mas os dois são ótimos trabalhos.

Baseado no conto “Eisenheim,the Illusionist” de Steven Milhauser, vencedor do Pulitzer em 1997, é um projeto com menos idiossincasias que o longa de Christopher Nolan, custo menor (“só” 16,5milhões), mistério equivalente e igualmente interessante.

O ilusionista Eisenheim (Edward Norton – treinado pelo mágico David Blaine para interpretar o personagem) faz sucesso na Viena de 1900 e tem no encalço o inspetor da polícia Uhl (Paul Giamatti), enviado pelo cético príncipe Leopold (Rufus Sewell) para desmascará-lo. A rixa entre Leopold e Eisenheim envolve Sophie (Jessica Biel), paixão infantil do mágico e noiva do aristocrata.

O diretor e roteirista Neil Burger criou um trabalho aparentemente simples, mas muito intrigante, jamais elucidando os truques do protagonista. Contribuíram para o bom resultado a bela fotografia de Dick Pope (indicada ao Oscar), que evoca o cinema mudo, o trabalho do cineasta Ondrej Nakvasil (responsável por transformar Praga na capital austríaca) e a magnífica trilha de Philip Glass.

Estreia nos cinemas brasileiros: 08/12/2006.

André Azenha
Jornalista, crítico de cinema, produtor cultural, assessor de imprensa. Criou o CineZen em 2009. Escreve uma coluna semanal, aos sábados, para o jornal Expresso Popular, colabora semanalmente com a Rádio Santos FM. Escreveu entre 2012 e 2017 para o blog Espaço de Cinema no G1 Santos. Criador e coordenador do Santos Film Fest, CulturalMente Santista - Fórum Cultural de Santos, Nerd Cine Fest. Em 2016 publicou o livro "Histórias: Batman e Superman no Cinema". Já colaborou com sites, revistas e jornais de diversas partes do país. Realizou 102 sessões de um projeto de cinema itinerante, em Santos. Mestrando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *