O Grande Truque

O Grande Truque (The Prestige, EUA / Inglaterra, 2006). Direção: Christopher Nolan. Roteiro: Jonathan Nolan e Christopher Nolan, baseado em livro de Christopher Priest. Elenco: Christian Bale, Michael Caine, Scarlett Johansson, David Bowie, Rebecca Hall, Piper Perabo. Suspense. 128 min. (Cor).

Após darem vida nova a Batman no cinema, o diretor Christophr Nolan (do sensacional “Amnésia”), e os atores Christian Bale e Michael Caine se reencontraram no cenário de “O Grande Truque”, uma ambiciosa e engenhosa trama sobre traição, competição e magia, misturando realidade e ficção.

Hugh Jackman – reforçando o elenco – e Bale interpretam respectivamente os mágicos Robert Angier e Alfred Borden, antigos amigos, que após um acidente, passam a alimentar uma rivalidade crescente. Quando Borden apresenta um truque revolucionário, Angier fica obcecado em descobrir o segredo do rival, entrando num jogo cheio de surpresas e reviravoltas.

Nolan voltou a utilizar flashbacks e conseguiu imprimir à trama o suspense de quebra-cabeça digno de seus trabalhos anteriores, auxiliado pelo fabuloso desempenho do elenco, desde a dupla principal até a presença sempre marcante de Michael Caine, a beleza de Scarlett Johansson e a pequena, mas importante, participação do cantor David Bowie, na pele do cientista Nikola Tesla – personagem verídico, inventor dos circuitos trifásicos da energia elétrica.

grandedois

O filme exige grande atenção do espectador e acerta em não descambar inteiramente para o lado científico. De orçamento razoável (U$ 40 milhões) é tecnicamente impecável – recebeu indicações ao Oscar em Fotografia e Direção de Arte. Diversão inteligente.

Estreia nos cinemas brasileiros: 03/11/2006.

André Azenha
Jornalista por formação, crítico de cinema, produtor cultural, pesquisador, curador, assessor de imprensa. Criou o CineZen em 2009. Colaborou com críticas semanais nos jornais Expresso Popular e quinzenais no jornal A Tribuna. Colabora semanalmente com a Rádio Santos FM. Escreveu entre 2012 e 2017 para o blog Espaço de Cinema no G1 Santos. Criador e coordenador do Santos Film Fest - Festival Internacional de Filmes de Santos, CulturalMente Santista - Fórum Cultural de Santos, Nerd Cine Fest e PalafitaCon. Em 2016 publicou o livro "Histórias: Batman e Superman no Cinema". Já colaborou com sites, revistas e jornais de diversas partes do país. Realizou 102 sessões de um projeto de cinema itinerante. Atualmente participa do projeto Hora da Cultura, pela Secult Santos, levando sessões de filmes e bate-papos às escolas da rede municipal. Mestrando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Escreveu sobre cinema para sites, jornais e revistas de Santos, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Limeira e Maceió. www.facebook.com/andreazenha01

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *