Assassino em Silêncio

Assassino em Silêncio (Bangkok Dangerous, Tailândia, 1999). Direção: Oxide Pang Chun e Danny Pang. Roteiro: Jason Richman, Oxide Pang Chun e Danny Pang. Elenco: Pawalit Mongkopisit, Pisek Intrakanchit, Premsinee Ratanasopha. Ação. 105 min. (Cor).

“Assassino em Silêncio” é a estréia cinematográfica de Oxide Pang Chun e Danny Pang (os “Irmãos Pang”, do terror “The Eye”, 2002, que foi refilmado com Jessica Alba) e conta de forma espetacular a história de seu protagonista, que vê no amor a redenção.

Kong (Pawalit Mongkopisit), surdo e mudo de nascença, é um competente matador profissional, que atua ao lado de Jo (Pisek Intrakanchit) nas ruas da capital tailandesa. Após conhecer Fon (Premsinee Ratanasopha), uma linda jovem assistente de uma farmácia, encontra ternura e calor humano pela primeira vez e enxerga uma possibilidade de se transformar, inserir-se na sociedade como cidadão “comum”. Para ter chance com a garota, acaba voltando-se contra a bandidagem e colocando em prática seus conhecimentos.

Os irmãos Pang ficaram internacionalmente conhecidos por essa obra, antes de se voltarem ao horror. O filme traça alguns paralelos com o caos urbano, retratando o crime como um modo de se vingar de um mundo que exclui e fica indiferente aos desfavorecidos. Já o silêncio de Kong após os crimes tenta revelar o lado introspectivo de um assassino que não deixa de possuir humanidade e capacidade de se transformar.

Com ótimos efeitos visuais, os diretores mostram que juntos são capazes de realizar grandes trabalhos – o que não acontece quando atuam individualmente. Os próprios produziram um remake ridículo com Nicolas Cage no papel do assassino.

André Azenha
Jornalista, crítico de cinema, produtor cultural, assessor de imprensa. Criou o CineZen em 2009. Escreve uma coluna semanal, aos sábados, para o jornal Expresso Popular, colabora semanalmente com a Rádio Santos FM. Escreveu entre 2012 e 2017 para o blog Espaço de Cinema no G1 Santos. Criador e coordenador do Santos Film Fest, CulturalMente Santista - Fórum Cultural de Santos, Nerd Cine Fest. Em 2016 publicou o livro "Histórias: Batman e Superman no Cinema". Já colaborou com sites, revistas e jornais de diversas partes do país. Realizou 102 sessões de um projeto de cinema itinerante, em Santos. Mestrando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *