Eragon (Idem, EUA, 2006). Direção: Stefan Fangmeier. Roteiro: Peter Buchman, Mark Rosenthal, Jesse Wigutow e Lawrence Konner, baseado em livro de Christopher Paolini. Elenco: Jeremy Irons, Edward Speelers, John Malkovich, Djimon Hounson, Sienna Guillory, Robert Carlyle, Rachel Weisz. Aventura / Fantasia. 104 min. (Cor).
“Eragon” é uma superprodução baseada no primeiro livro de Christopher Paolini, escrito quando o autor tinha 15 anos e bancado pelos seus pais. Transportado para o cinema, num mix de “Star Wars” e “Senhor dos Anéis”, narra as aventuras do jovem fazendeiro Eragon (Edward Speelers, escolhido entre mais de 180 mil candidatos), último de uma linhagem de Cavaleiros de Dragões, cujo poder vem dos seus laços com as criaturas.
Com a ajuda de um dragão leal e uma espada mágica, o personagem parte para um mundo de magia e poder, onde suas escolhas podem ou não salvar o mundo. E dá-lhe elfos, anões,feiticeiros,mais dragões e todas aquelas criaturas das fantasias mágicas. Podia ser melhor, se o diretor estreante Stefan Fangmeier usasse os US$ 100 milhões do orçamento com criatividade em vez de tentar copiar várias sequências da trilogia de Peter Jackson. Ao menos há a presença da sempre maravilhosa Rachel Weisz.
Estreia nos cinemas brasileiros: 25/12/2006.
Disponível em DVD.