Diamante de Sangue

Diamante de Sangue (Blood Diamond, EUA, 2006). Direção: Edward Zwick. Roteiro: Charles Levitt, baseado em estória de Charles Levitt e C. Gaby Mitchell. Elenco: Leonardo DiCaprio, Jennifer Connelly, Djimon Hounson, Michael Sheen. Aventura / Drama / Ação. 138 min. (Cor).

A miséria africana tem estado em voga no cinema nos últimos tempos. Só que, na maioria dos casos, as obras restringem-se à apreciação da crítica e ao status de “drama de arte”. Em “Diamante de Sangue”, o diretor Edward Zwick também escancara a pobreza e violência africanas, mas como pano de fundo para um filme de ação, que teve boa bilheteria nos EUA.

Experiência Zwick já tinha – “Nova York Sitiada” de 1998, e “O Último Samurai”, de 2003, mostravam realidades brutais em formato “arrasa quarteirão” – e para alcançar o êxito ele executou algumas lições de Fernando Meirelles (ao mostrar crianças de arma em punho, feito “Cidade de Deus”) e reuniu um elenco de primeira: Leonardo DiCaprio (indicado ao Oscar) visceral na pele de um ex-mercenário, a mulher mais linda do mundo, Jennifer Connelly, como uma repórter ambígua, e Djimon Houson como símbolo da realidade africana – forçado a minerar diamantes na Serra Leoa mergulhada numa guerra civil. O trio acaba ligado pela busca a um diamante rosado de quase 100 quilates.

diamanteum

Revelando as inúmeras vidas perdidas pra que as pedras cheguem ao mercado, o filme cola crítica social na ação, levou cinco indicações ao prêmio da Academia e mostra como é possível realizar uma obra que reúna qualidade e potencial comercial no cinema.

Estreia nos cinemas brasileiros: 05/01/2007.

Disponível em DVD.

André Azenha
Jornalista, crítico de cinema, produtor cultural, assessor de imprensa. Criou o CineZen em 2009. Escreve uma coluna semanal, aos sábados, para o jornal Expresso Popular, colabora semanalmente com a Rádio Santos FM. Escreveu entre 2012 e 2017 para o blog Espaço de Cinema no G1 Santos. Criador e coordenador do Santos Film Fest, CulturalMente Santista - Fórum Cultural de Santos, Nerd Cine Fest. Em 2016 publicou o livro "Histórias: Batman e Superman no Cinema". Já colaborou com sites, revistas e jornais de diversas partes do país. Realizou 102 sessões de um projeto de cinema itinerante, em Santos. Mestrando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *